AÇÚCAR E VINHO
Quando está equilibrado com acidez, álcool e taninos, o açúcar determina a personalidade do vinho.
É a partir da sua quantidade presente no líquido que os rótulos são classificados em seco, meio seco e doce. Quer saber como isso acontece? Então continue a leitura.
De onde vem o açúcar da uva?
Antes de mais nada, vale ressaltar que esse açúcar não tem nada a ver com aquele refinado feito da cana. A doçura de um vinho é resultado da frutose e da glicose da uva.
Durante a fermentação alcoólica, esses dois elementos são transformados em álcool pelas leveduras. Quando eles não são totalmente consumidos por esses fungos, o açúcar restante - chamado de residual - torna-se o fator determinante para classificar o vinho.
Classificação da doçura do vinho
Esses são os níveis de açúcares definidos para cada tipo de vinho de acordo com a legislação brasileira:
- Seco: até 4 gramas de açúcar por litro
- Meio seco: entre 4,01 até 25 gramas de açúcar por litro
- Doce: de 25,01 até 80 gramas de de açúcar por litro
Observe que, devido ao grande intervalo de classificação, um vinho meio seco pode apresentar uma grande variedade de estilos, com bebidas muito ou nada doces.
Outras influências do açúcar
- Nível de álcool: o açúcar e o álcool são diretamente proporcionais no vinho. Uvas com maior concentração de açúcar terão maior graduação alcoólica. Da mesma forma, menor concentração de açúcar significa vinhos com menos álcool.
- Colheita: os enólogos medem constantemente a concentração de açúcar das uvas para determinar seu potencial alcoólico ainda no cacho. Quando o nível desejado é atingido, a colheita é iniciada.
- Clima: regiões mais quentes aceleram o amadurecimento das uvas, o que resulta em maior concentração de açúcar. Com isso, encontraremos vinhos mais frutados, alcoólicos e com maior residual de açúcar. Climas mais frios apresentam o contrário.
- Acidez: vinhos mais ácidos provocam a sensação de salivação, e isso altera a percepção do açúcar residual, diminuindo o dulçor na boca. Vinho servido bastante gelado também encobertam sua doçura.
Apesar de todas essas características, vale ressaltar que cada pessoa tem suas próprias sensibilidades gustativas. Ou seja, o sabor doce que eu sinto pode ser imperceptível para os outros.
Agora que você já sabe mais sobre a importância do açúcar no vinho, que tal colocar esse conhecimento em prática degustando os rótulos da Ca’Del Profeta? Acesse nossa carta completa e faça suas escolhas. Não deixe de enviar seus comentários e deixar sua avaliação comentando os níveis de açúcar que você notou em nossos vinhos.
Salute!
Deixe um comentário
Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados