AVALIAÇÕES DO VINHO

     Será possível eleger o melhor vinho do mundo? Muito difícil, afinal, o que agrada o meu paladar pode não ser tão bom assim pra você.

     Porém, há tempos críticos e publicações especializadas passaram a dar notas para os rótulos e, independente dos critérios de avaliações, elas se tornaram referência para enófilos exigentes se atualizarem com o que há de melhor no mercado e para os novatos escolherem um vinho de qualidade.  

     Algumas delas apresentaremos agora.

 

Avaliação de 100 pontos 

     É o método mais utilizado e foi criado por Robert Parker, um ex-advogado e grande autoridade no universo do vinho. As notas são distribuídas entre 50 e 100 pontos e quanto maior o valor, mais bem classificado é o rótulo.

     Em linhas gerais, as pontuações podem ser interpretadas da seguinte maneira:

  • 96 a 100 - São os excepcionais ou raros
  • 90 a 95 - Podemos considerar como excelentes
  • 80 a 89 - Indica que os vinhos são muito bons
  • 70 a 79 - São os médios, sem muita complexidade de corpo ou sabor
  • 60 a 69 Abaixo da média, com algumas falhas
  • 50 a 59 Inferiores e inaceitáveis para um paladar mais apurado

Os principais sistemas de classificação dos vinhos

      Semelhante aos tipos de uvas, existem inúmeras referências de pontuação mundo afora. Selecionamos algumas para você conhecer e, com o tempo, descobrir com qual se identifica melhor.

  • Descorchados: 

    Anualmente o guia pontua os principais vinhos produzidos nos países sul-americanos Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. O sistema utilizado é o de 100 pontos.

  • WineSpectator:

    É uma publicação estadunidense que possui um editor responsável por cada região vinícola que será classificada. Suas avaliações têm grande influência no mundo do vinho. O site www.winespectator.com é um verdadeiro portal para os amantes da bebida.

  • The Wine Advocate:

    É o guia escrito por Robert Parker, o mesmo que criou o sistema dos 100 pontos. Durante a degustação para as pontuações, os nomes dos produtores são ocultados para que não haja nenhuma influência na nota final. Além da pontuação, Parker também faz comentários a respeito dos rótulos experimentados.

  • Wine Enthusiast:

    Esse guia foi criado a partir da catalogação dos vinhos experimentados por um casal estadunidense. Focado no público comum, também utiliza o sistema dos 100 pontos e os testes são feitos às cegas.

  • Gambero Rosso:

    Especializado em avaliar vinhos italianos, esse sistema utiliza um método diferente de pontuação. Sua escala vai de 0 a 3 bicchieri (que significa taça, em italiano) e o rótulo que conquista 10 taças recebe uma stella (estrela em italiano), comprovando a qualidade do vinho.

    Apesar de ser uma importante fonte de consulta na hora de escolher um vinho, as pontuações não são decisivas, afinal são feitas de acordo com o gosto pessoal de cada um.

     A melhor maneira de saber se um rótulo é realmente satisfatório continua sendo provar, provar e provar. E que tal experimentar e avaliar os vinhos da Ca'Del Profeta?

     Acesse agora mesmo nossa carta completa de rótulos, adquira seu vinho e envie uma avaliação para nosso e-mail: atendimento@cadelprofeta.com.br 

As 5 primeiras avaliações levarão de brinde uma garrafa do nosso premiado vinho Brachetto Momentum.

Promoção válida de 21 de outubro a 21 de novembro de 2022.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.